Objeto String - Caracteres, Strings e Textos em JavaScript

Neste tutorial de JavaScript, vamos aprender a usar os métodos e possibilidades do objeto nativo do tipo String, onde poderemos fazer praticamente qualquer coisa, com qualquer tipo de texto, seja caracteres ou strings enormes.

Caracteres e Strings em JavaScript


Uma das funções mais importantes em JavaScript é, sem sombra de dúvidas, o tratamento e processamento de textos.

Principalmente de nomes, endereços, números de telefone, data...ter que achar informações em páginas, em código HTML, tentar 'adivinhar' o que o usuário escreveu e por ai vai.

Por mais que você peça: forneça sua data de nascimento na forma dd/mm/aaaa
Vai ter um energúmeno que vai fornecer: 14/2/98

E aí você tem que 'tratar', processar essa String pra saber o que ele diz de verdade, pois você precisa dela no formato dd/mm/aaaa para trabalhar, e se mandar dd/m/aa pro PHP do site, vai dar problema, não é isso o que ela está esperando.

Caractere é um símbolo, a menor unidade de um texto. Pode ser uma letra (maiúscula ou minúscula), um dígito ou um chamado caractere especial, como ! @ # $ % * & etc.

Existem vários tipos de caracteres, nas mais diferentes línguas das humanidade. Em específico, o JavaScript suporta um conjunto chamando Unicode, que abrange os caracteres mais importantes e usados na internet.

Já uma string é simplesmente um conjunto de caracteres, entre aspas simples ou duplas, que é tratado como uma 'unidade'.

  • Exercício hacker: pesquise a tabela com caracteres e seus valores em Unicode no Google, e escreva seu nome nos comentários com tais códigos

Métodos de Caracteres


  1. String.charAt( indice ) - Returna uma string contendo o caractere daquele indice específico. Se não tiver nenhum caractere naquele índice, retorna uma string vazia. Lembre-se que o primeiro caractere está no índice 0 (como em um array)
  2. String.charCodeAt( indice ) - Retorna o valor Unicode do caractere na posição indice de uma string, ou NaN (not a number), caso não tenha nada lá
  3. String.fromCharCode( valor1 , valor2 , ... ) - Converte uma lista de valores em Unicode em uma string, com os valores correspondentes de seus caracteres
  4. String.toLowerCase() - Retorna a string original, mas com todas as letras maiúsculas convertidas em minúsculas.
  5. String.toUpperCase() - Retorna a string original, mas com todas as letras minúsculas em maiúsculas

Métodos de Busca


  1. String.indexOf( substringindice ) - Esse método é bem bacana. Ele vai procurar, a partir do índice indice, uma string, a substring, dentro da string que invocou o método. O método retorna o índice de onde a substring começa. Se não achar nada, retorna -1. Se você não fornecer indice, ele vai começar do começo, ou seja, da posição 0.
  2. String.lastIndexOf( substringindice ) - Procura a última ocorrência da string substring, a partir do índice indice. O método vai te retornar o índice de onde começa essa substring, ou -1 caso ela não seja encontrada. Se você não fornecer indice, ela vai começar procurando a partir do último índice da string, ou seja do final em direção ao início, da string que invocou este método.


Quebrando e Formando novas strings


  1. String.concat( string ) - Ele concatena, ou seja, adicional ao final, a string string ao final da string que invocou esse método. Vale lembrar que a string original permanece inalterada, ao invés de modificar, esse método retorna uma nova string, com a original e a outra concatenada
  2. String.replace( stringProcurada, stringNova ) - Procura por uma substring, a stringProcurada, e substitui a primeira ocorrência dela por stringNova e retorna a string modificada. Se não achar a stringProcurada, retorna a original mesmo.
  3. String.slice( inicio, fim ) - Corta, fatia uma string começando do índice inicio e vai ter o fim, retornando essa substring fatiada.
  4. String.split( substring ) - Corta a string original, que chamou o método, em um array de strings. Onde substring é delimitador entre um elemento do array e outro.
  5. String.substr( inicio, tamanho ) - Retorna uma string que contém tamanho caracteres, começando do caractere de índice inicio. Se você não informar o tamanho, ela retorna de inicio até o final da String.substring( inicio, fim ) - Retorna um pedaço da string, a partir do índice inicio até o índice fim, não incluindo este último índice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário