Gostou do nosso conteúdo? Te ajudou?
Nos ajude também! Faça um PIX, de qualquer valor:
programacao.progressiva@gmail.com

Código COMPLETO do Jogo da Velha em JavaScript (Código HTML e JS)


Neste tutorial, vamos mostrar para vocês o código completo do Jogo da Velha em JavaScript.

Vamos te mostrar tanto o código HTML da sua página, quanto o script em JS.

Coloque o código HTML em um arquivo de nome, por exemplo: velha.html

Já o script, salve no arquivo: velha.js

Ambos na mesma pasta!
No próximo tutorial, vamos comentar o código abaixo inteiro.

Código comentado do Jogo da Velha em JavaScript



Código HTML do Jogo da Velha

<!DOCTYPE html>
<meta charset="UTF-8">
<html>
 <head>
    <title>Apostila JavaScript Progressivo</title>
    <script type="text/javascript" src="velha.js"></script>
 </head>
 <body onload=inicia()>
  <div id='board'></div><br />
  Linha :.<input id="lin" type="number" min="1" max="2"> <br />
  Coluna:<input id="col" type="number"min="1" max="2"> <br />
  <button onclick="jogar()">Marcar</button><br />
  <div id='aviso'></div><br />
 </body>
</html>

Código JavaScript: velha.js



var tabuleiro;
var board;
var aviso;
var jogador;
var lin, col;

function inicia()
{
 tabuleiro = new Array(3);
 board = document.getElementById('board');
 aviso = document.getElementById('aviso');
 jogador = 1;

 for(let i=0 ; i<3 ; i++)
  tabuleiro[i] = new Array(3);
 
 for(let i=0; i<3 ; i++)
  for(let j=0 ; j<3 ; j++)
   tabuleiro[i][j]=0;
 exibe();

}

function exibe()
{
 HTML = '<table  cellpadding="10" border="1">';
 for(let i=0; i<3 ; i++){
  HTML += '<tr>';
  for(let j=0 ; j<3 ; j++)
   if(tabuleiro[i][j]==0)
    HTML +='<td>  __  </td>';
   else 
    if(tabuleiro[i][j]==1)
     HTML +='<td> X </td>';
    else
     HTML +='<td> O </td>';
  HTML += '</tr>';
 }
 HTML += '</table><br />';
 board.innerHTML = HTML
 
}

function jogar()
{
 aviso.innerHTML='Vez do jogador: ' + ((jogador)%2 + 1);
 lin = parseInt(document.getElementById("lin").value)-1;
 col = parseInt(document.getElementById("col").value)-1;

 if(tabuleiro[lin][col]==0)
  if(jogador % 2)
   tabuleiro[lin][col] = 1;
  else
   tabuleiro[lin][col] = -1;
 else{
  aviso.innerHTML='Campo ja foi marcado!'
  jogador--;
 }

 jogador++;
 exibe();
 checa();
}

function checa()
{
 var soma;

 //Linhas
 for(let i=0 ; i<3 ; i++){
  soma=0;
  soma=tabuleiro[i][0]+tabuleiro[i][1]+tabuleiro[i][2];

  if(soma==3 || soma==-3)
   aviso.innerHTML="Jogador " + ((jogador)%2 + 1) + " ganhou! Linha " + (i+1) + " preenchida!";
 }

 //Colunas
 for(let i=0 ; i<3 ; i++){
  soma=0;
  soma=tabuleiro[0][i]+tabuleiro[1][i]+tabuleiro[2][i];

  if(soma==3 || soma==-3)
   aviso.innerHTML="Jogador " + ((jogador)%2 + 1) + " ganhou! Coluna " + (i+1) + " preenchida!";
 }

 //Diagonal
 soma=0;
 soma = tabuleiro[0][0]+tabuleiro[1][1]+tabuleiro[2][2];
 if(soma==3 || soma==-3)
   aviso.innerHTML="Jogador " + ((jogador)%2 + 1) + " ganhou! Diagonal preenchida!";

 //Diagonal
 soma=0;
 soma = tabuleiro[0][2]+tabuleiro[1][1]+tabuleiro[2][0];
 if(soma==3 || soma==-3)
   aviso.innerHTML="Jogador " + ((jogador)%2 + 1) + " ganhou! Diagonal preenchida!";
}


7 comentários: