Gostou do nosso conteúdo? Te ajudou?
Nos ajude também! Faça um PIX, de qualquer valor:
programacao.progressiva@gmail.com

Variável em JavaScript – O que é e Para que serve

Neste tutorial de nosso Curso de JavaScript, vamos introduzir um dos mais importantes conceitos, não só do JavaScript, mas da programação de uma maneira geral, que são as variáveis.
Vamos entender o que é uma variável, para que ela serve, onde é usada e motivo dela ser tão importante e essencial no desenvolvimento Web.

Por hora, vamos dar uma ideia mais geral sobre o que é variável, explicar seu conceito em termos de computação, para nos próximos artigos entramos em mais detalhes sobre os tipos de variáveis e, de fato, usá-las em nossos aplicativos JavaScript.


Variável em Programação

A Computação tem, basicamente, duas funções: fazer cálculos e armazenar informações.
A palavra computador vem de computar, que é contar, e é basicamente isso que um computador faz: cálculos.
Seja em uma pesquisa científica, uma troca de mensagens no Whatsapp ou a exibição de um site da internet, os computadores precisam fazer uma série de operações binárias em seu hardware, para resultar em pixels na sua tela, onde você vê o resultado acontecer.
Porém, só fazer essas operações binárias não serve de muita coisa, se os resultados desses cálculos não forem armazenados.

Imagine que a cada vez que você desliga seu computador ou celular, todas suas informações sejam apagadas: textos, vídeos, fotos, arquivos etc. Isso é inconcebível, computador é usado também para armazenar informações.
O ato de armazenar dados, de uma maneira temporária (até desligar o computador ou fechar um programa) ou permanente (gravar dados em um HD ou servidor), é tão essencial e importante que isso é feito de maneira bem frequente em programação, através de variáveis.
Através de variáveis, vamos poder armazenar quaisquer tipos de informações, para ser acessadas, modificadas, alteradas ou mesmo excluídas futuramente, tudo decidido pelo programador.

Variáveis em JavaScript

Certamente você já se deparou com um jogo feito em JavaScript, e talvez nem tenha percebido.
Você joga uma partida, e marca 100 pontos.
Depois, joga novamente e marca 200, então esse passa a ser seu novo recorde.
Mas como o jogo sabe que 200 é seu novo recorde? Para saber isso, ele teria que saber que sua pontuação anterior era menor que 200.
Ou seja, o número “100” foi armazenado pelo JavaScript em algum lugar, então quando você jogou de novo, sua nova pontuação foi comparada com essa anterior, para saber que seu record foi quebrado.
Você também já deve ter entrado em algum site que pedia seu nome, você digitava e depois ele exibia uma mensagem “Olá, Fulano”.

Ou seja, o Javascript guardou seu nome em algum lugar, para exibir no futuro.
Uma variável foi usada para armazenar o texto “Fulano”, que você escreveu. E depois, o JavaScript foi nessa variável, pegou as informações que tinha nela e exibiu para você o “Olá, Fulano”.
Em alguns sistemas bancários, é permitido fazer 3 saques por dia.
Então, de alguma maneira, o sistema tem que saber quantos saques foram feitos.
Inicialmente, ele armazena o número 0 em uma variável.
Quando você fizer um saque, ele atualiza aquela variável pra armazenar o número 1.
Efetuando outro saque, o sistema muda a variável para o número 2.
Mais uma vez, a variável é incrementada e armazena o número 3 quando você fizer mais um saque naquele dia.
Porém, sempre que você vai fazer um saque, o sistema checa essa variável.
Se tentar faz mais um, o sistema vai ver que número está armazenado na variável, e se for 3, ele não libera mais você para sacar novamente.
Enfim, poderíamos ficar muito mais tempo falando das inúmeras utilidades das variáveis.
No próximo tutorial iremos aprender como usar, manipular e editar as variáveis em JavaScript.

Nenhum comentário:

Postar um comentário