Gostou do nosso conteúdo? Te ajudou?
Nos ajude também! Faça um PIX, de qualquer valor:
programacao.progressiva@gmail.com

Como programar em JavaScript – O necessário para começar

Ok, você já leu a respeito da linguagem de programação e está decidido: quer aprender como programar em JavaScript !
Mas onde vamos programar? Que programar devemos usar? Onde escrever o código, como saber se está certo? Como ver o resultado de meus scripts? Como enviar para meus amigos?
Neste Tutorial de JavaScript iremos responder a todas estas dúvidas iniciais para todos os que desejam começar a programar em JavaScript.

HTML e CSS – Como criar sites


Como já deixamos bem claro em nosso tutorial onde explicamos O que é e Para que Serve o JavaScript, ele é uma linguagem de script voltada totalmente para programação web.

Ou seja, vamos usar o JavaScript para criar diversas aplicações para sites e sistemas. E como um site é feito, em sua forma mais básica?

Através da linguagem de marcação HTML, que nos permite estruturar todas as páginas de um site, marcando os locais de conteúdo, cabeçalho, menu, definindo links, formatando textos, localização de imagens, tabelas e praticamente tudo no que se refere à estrutura de um site.

Porém, nos dias de hoje, é raro um site que seja feito em HTML 100% puro e estático, geralmente eles são estilizados com a linguagem de marcação CSS, que de uma maneira bem simples e poderosa pode definir cores, efeitos em links, imagens, fontes, margens, espaçamento, atuar em tags específicas e uma série de outras possibilidades de uma maneira bem simples e concisa.
Não, não é obrigatório saber HTML e CSS para programar em JavaScript, mas é, leia bem, 

é ALTAMENTE RECOMENDÁVEL E ACONSELHÁVEL estudar HTML e CSS antes, ou durante, seus estudos de JavaScript.


Aliando o poder de uma linguagem de programação como o JavaScript, as linguagens de marcação e de estilo HTML & CSS, você poderá criar sites fantásticos, bem organizados, estruturados e com um belo design, que são características obrigatórias em qualquer website profissional que você possa a vir encontrar na internet.

Onde estudar HTML & CSS

Se não estudou HTML nem CSS, ou estudou mal, não fique nervoso ou triste. Temos um projeto chamado HTML Progressivo, que é um Curso de HTML e CSS online, completo, totalmente gratuito e voltado para iniciantes.

O site está no formato de uma apostila, que inicia ensinando o HTML 4.01, o HTML “basicão” que ainda predomina nos sites, explicando suas tags, lógica e estrutura.

Em seguida, o curso ensina você a estilizar seus sites em HTML com o fantástico CSS, sempre com exemplos, exercícios e códigos bem comentados. Por fim, a apostila irá se dedicar ao novíssimo, sofisticado e inovador HTML5.

Navegador (Browser)

Como dissemos antes, o JavaScript é uma linguagem para web, do lado do cliente (client side) que roda diretamente no browser (navegador de internet).
Então, é mais que óbvio que precisaremos de um navegador para estudar nossos tutoriais de JavaScript.
Recomendamos o Mozilla Firefox, Google Chrome ou mesmo o Opera. Evite o Internet Explorer, pois ele é realmente cheio de bugs e nada amigável para webmasters e desenvolvedores web.
Porém, mais importante que o navegador é a versão dele.
Mantenha sempre o navegador atualizado e habilite o JavaScript nele.
Sim, algumas vezes o JavaScript é desabilitado do browser, e isso pode gerar dor de cabeça à toa para você.

Servidor WEB - Hospedagem

Você pode fazer todo nosso curso, se tornar um excelente desenvolvedor WEB se estudar pelos nossos tutoriais, tentar fazer os exemplos e exercícios, e o mais bacana: todos vão ser possíveis de fazer pelo seu computador.

Porém, se você quiser ir pro lado mais realista da coisa, fazendo sites e já colocando eles no ar, testando, mandando seus amigos entrarem, criando scripts reais e que funcionam de verdade, recomendamos que você tenha um serviço de hospedagem.

Pesquisamos o melhor serviço, mais barato e de melhor custo benefício, veja:

Hospedagem de Sites - Onde fazer? Qual melhor?

Editor de Texto para escrever o código JavaScript

Ok, você já estudou ou está estudando a dupla HTML & CSS e já tem seu navegador favorito atualizado e pronto para aguentar os inúmeros e fantásticos scripts que criaremos em JavaScript.
Chegou a hora de colocar a mão na massa: onde vamos escrever nossos códigos JavaScript?
A resposta é simples: em um editor de textos, qualquer um, como o bloco de notas.
Durante seus estudos de programação e contato com outros programadores, você vai ouvir falar bastante de programas, IDE’s, editores fantásticos que completam o código, que deixam você arrastar elementos e fazer maravilhas apenas apertando botões.
Nossa dica é: se for iniciante, se afaste totalmente destes tipos de programa. Sim, eles facilitam a vida dos programadores, mas só dos profissionais que trabalham diariamente com isso e não tem tempo para perder.
Se você é novato no mundo da programação, é totalmente necessário e importante que você escreva TODOS seus códigos JavaScript “na mão”, completos, no editor de textos de sua preferência. Iremos fornecer milhares de códigos, scripts e comandos em JavaScript, mas copiar e colar, ou deixar o programa completar, só vai te prejudicar.
Escrever cada linha de comando que você estuda é muito, muito importante mesmo, vai fazer você aprender e memorizar de verdade.
Se quiser usar um editor de textos que deixa seu código mais organizado e colorido, e que não vai fazer o trabalho para você recomendamos dois fantásticos editores:
Baixou? Instalou? Ajeitou sua cadeira? Pegou o café? Então vamos, finalmente, programar em JavaScript!

Nenhum comentário:

Postar um comentário